Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra


O apoio à Prefeitura para a concretização do programa de coleta seletiva municipal é a última etapa de uma sequência lógica de trabalho desenvolvida pela área de relacionamento com o entorno da Natura Cosméticos.

 

Tudo começou com a construção da Agenda 21 local, que despertou a comunidade para a realidade dos resíduos sólidos do município, cobrando da prefeitura a organização de um sistema de coleta seletiva. A demanda das escolas e a realidade dos catadores do Aterro do Potuverá foram fundamentais para que a Prefeitura apoiasse a organização da CRIS (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Itapecerica da Serra) e da coleta seletiva.


Com o sistema implantado, a Prefeitura Municipal solicitou à Natura um apoio na capacitação da CRIS para que aprimorasse seu trabalho e caminhasse rumo à autonomia. Através da assessoria do IPESA a Cooperativa dos Recicladores de Itapecerica da Serra traçou metas e atividades para a melhoria da gestão da cooperativa e a autonomia nas suas relações com a Prefeitura, com excelentes resultados. Em 2011 a expansão da coleta seletiva foi iniciada, com o atendimento da população de 30% do território da cidade. A meta do programa é o atendimento de 100% da população com a coleta seletiva domiciliar até o ano de 2013.