Lixo é matéria prima fora do lugar, que pode tornar-se um potencial de desenvolvimento e inclusão social a partir da redução, reuso e reciclagem. Com esta certeza, o PROGRAMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS do IPESA atua no apoio as prefeituras para a elaboração de planos de gestão integrada dos resíduos sólidos, com base nos preceitos da Lei 12.305/2010.

Ciente de que os catadores de materiais recicláveis são os principais responsáveis pela existência da cadeia da reciclagem no país, o IPESA tem como principal foco a construção de sistemas que inclua e ordene a categoria.

Nossa visão e estratégia de trabalho auxiliam prefeituras e cooperativas na organização de sistemas de coleta seletiva domiciliar onde os resíduos se transformam em potencial de desenvolvimento socioambiental.

A equipe IPESA também elabora pesquisas e métodos para o avanço da gestão dos resíduos sólidos no país, em parceria com pesquisadores, empresas e demais organizações especialistas na questão. Na área de serviços, oferece suporte às empresas e condomínios na melhoria da gestão dos resíduos sólidos e adoção de práticas ambientais sustentáveis.