Circuito Ambiental Parque Luis Carlos Prestes


Os parques são espaços privilegiados para a implantação de ações de educação ambiental, por serem espaços de grande circulação de pessoas e que podem ser aproveitados para oferecer aos visitantes também a possibilidade de aprender e refletir sobre questões ambientais comuns dos centros urbanos.


No Parque Luis Carlos Prestes a maioria dos frequentadores são moradores e estudantes das escolas da região Oeste do município de São Paulo. O Parque conta com remanescentes de mata atlântica, distribuídos em uma área de 27.000 m², além de quadras poli-esportivas, quiosques, espaço comunitário, parquinhos, mesas para jogo, equipamentos para atividades físicas, Posto de Entrega Voluntária (PEV) para recebimento do material reciclável e as Estações do Circuito de Educação Ambiental, esse último fruto do projeto realizado pelo IPESA em convênio com a Prefeitura municipal de São Paulo e Fundo Especial para o Meio Ambiente Sustentável – FEMA.


O Circuito Ambiental do Parque Luis Carlos Prestes foi criado com o objetivo de sensibilizar, envolver e capacitar frequentadores e funcionários do parque para o entendimento e apropriação de conceitos e práticas de sustentabilidade coerentes com o contexto urbano. Ele está organizado em estações ambientais que foram construídas participativamente através de oficinas, com a presença de frequentadores e funcionários. Cada estação trata de um tema que é abordado nas monitorias de maneira transdisciplinar, e que busca propor reflexões e possíveis ações que contribuam com a qualidade ambiental e de vida das pessoas.


Estações Ambientais:

 

Cada estação é auto-explicativa, permitindo ao público em geral conhecer o funcionamento e a função de cada uma delas. Entretanto, para um trabalho de educação ambiental mais aprofundado, é importante o papel do educador na condução da visita para estimular o debate e a reflexão. A programação de atividades e agendamento de visita monitoradas do Circuito Ambiental podem ser solicitadas através do telefone (11) 3721-4965.


Endereço: Rua João Della Manna n°665, Jd. Rolinópolis
Blog: www.parqueluiscarlosprestes.blogspot.com

 

Parceiros do Projeto
Prefeitura do Município de São Paulo
Fundo Especial para o Meio Ambiente Sustentável – FEMA
Divisão de Gestão Descentralizada da Zona Oeste – SVMA
Parque Luis Carlos Prestes