CEDRUS


O projeto CEDRUS (Cooperação Educacional para o Desenvolvimento Rural Sustentável) tem como objetivo formar uma visão sistêmica das relações homem e natureza. Para isso incentiva a pesquisa e promove vivências e Estudos do Meio de forma multidisciplinar a partir do conhecimento da realidade local e de diferentes ações socioambientais.


A região de atuação dos Estudos do Meio do CEDRUS está localizada no município de Ibiúna (70 km da capital Paulista), no bairro do Verava. A região foi caracterizada como Zona de Conservação da Biodiversidade da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga. Esta região é propícia ao Estudo da Conservação Ambiental ligados aos potenciais ecológicos como o Bioma de Mata Atlântica; a importante Hidrografia existente; o Movimento da Agricultura Orgânica Familiar da America Latina; as ações sociambientais da Fazenda Morros Verdes como: a agrofloresta, permacultura, construção de baixo impacto, cultivo de plantas medicinais, tratamento biológico de esgoto, agricultura orgânica e apicultura.


A Hidrografia da região também merece destaque pelas inúmeras nascentes que abastecem o rio Sorocabuçu, principal rio que drena para o rio Sorocaba e que abastece a cidade de Sorocaba, Mairinque, Piedade, Ibiúna e beneficia mais de um milhão de pessoas.

 

Neste contexto os estudantes podem observar diferentes relações entre a Natureza e as Ações antrópicas de forma divertida e profunda.